RAKHSHA BANDHAN
Um festival de amor, afeição e proteção
H. H. Pujya Swami Chidnand Saraswati:

O Raksha Bandhan, ou Rakhi, é um celebração de laços de amor e família.
Neste dia, as irmãs amarram fios sagrados ao redor dos pulsos dos seus irmãos, simbolizando seu amor e afeição. Por sua vez, os irmãos prometem proteger suas irmãs e estar sempre ao lado delas.
“Raksha” significa proteção ou segurança e “Bandhan” significa um laço ou realização. Assim, Raksha Bandhan simboliza o laço de segurança e proteção entre irmãos e irmãs.

Na medida em que o laço é feito, entoam o seguinte mantra sagrado que concede proteção e segurança:
Yena Baddho balee raajaa daanavendro mahaabalah
Tena twaam anubadhnaami rakshey maa chala maa chala

Cultura Indiana - o mundo é uma só família
No Rakhi, os irmãos e irmãs não são obrigados a terem parentes consangüíneos. Isto é uma maravilha na cultura indiana. A tradição diz que o mundo é nosso irmão e irmã. Neste dia de Raksha Bandham, uma moça pode amarrar um Rakhi no pulso de qualquer rapaz, ou homem, ao qual ela se sente próxima. Então, deste dia em diante, cada um deles irá chamar-se de “irmã” e “irmão”. Neste dia, os relacionamentos são reforçados, solidificados e purificados.

Começo sagrado
O feriado, como todos os festivais indianos, possui um começo divino e sagrado. Na época do Mahabharata, o Senhor Krishna jogou uma arma celestial em Shishupala, tendo em vista puni-los por seus numerosos pecados. Todavia, assim que o Senhor Krishna arremessou a arma em Shishupala, ele feriu seu próprio dedo.
Draupadi, imediatamente, rasgou um pedaço de seu sári e amarrou ao redor do dedo, parando o sangramento. O Senhor Krishina disse par ela o que ela queria em troca desse favor. “Nada, ó Senhor!”, ela respondeu. “Apenas sua sagrada presença em minha vida, todo o tempo.” Então a partir daquele momento, o Senhor Krishna prometeu para Draupadi que Ele estaria sempre com ela e que ela precisaria apenas chamar por Ele. Mais tarde, quando os Kauravas tentaram desonrar Draupadi, ela chamou pelo Senhor Krishna, que veio imediatamente para ajudá-la.

O laço de Rakhi
A tradição de Rakhi foi maravilhosamente criada de uma maneira sagrada, para proteger mulheres e meninas durante os tempos de tumulto social e político. Mesmo que um homem injurie e desonre uma mulher, ninguém poderá injuriar sua própria irmã.
O laço de Rakhi contém o sagrado de que nenhum homem ousará deixar a sua irmã em Radkhi desprotegida, como injuriar a si mesmo. Por exemplo, os antigos Muçulmanos governaram a Índia; Humanuyn foi obrigado a proteger a princesa Hindu Karmavati, mesmo a despeito de todas as sanções políticas e sociais contra Karmavati e sua família. Por que? Porque a princesa tinha enviado um Rakhi para Humanuyn.

Laço com Deus
Ele mostra para nós mais do que simplesmente o laço entre irmãos e irmãs, ou a promessa de segurança. Ele nos ensina a valorosa lição sobre nosso próprio relacionamento com Deus. Draupadi deu para o Senhor Krishna um pequeno pedaço do seu Sari. Em retorno, o Senhor Krishna deu a ela um interminável e infinito Sari, o qual jamais pode ser removido. Quando nos direcionamos em direção a Deus, mesmo num pequeno passo, Ele vem em direção a nós por milhas. Quando nós oferecemos um pequeno pedaço de nossas vidas para Seus santos pés, a recompensa é infinita.
Novo milênio, nova tradição
Hoje, nós devemos entender que o único caminho para o mundo atual sobreviver é unido numa só família. Nós devemos prometer fazer o mundo todo de nossos irmãos e irmãs, não apenas em teoria, mas também na prática. Portanto, usemos o Rakhi como um símbolo de nossa irmandade universal. Que nossas meninas e mulheres liderem o caminho em direção a família universal, usando o Rakhi em seus pulsos, e não apenas com seus amigos próximos, mas também nos pulsos dos inimigos. Que este dia sagrado usemos estender as mãos para aqueles que estão ao nosso redor, abraçando-os como irmãos e irmãs.

O verdadeiro Raksha Bandhan
O último e mais importante: que todos nós troquemos votos de amor, afeição e proteção não apenas para com nossos irmãos e irmãs humanos, mas, que nós também ofereçamos pelo menos um pequeno cordão para o Senhor. Ele é nosso verdadeiro irmão, nossa verdadeira irmã, ou nosso protetor. É com Ele que nós deveremos querer estar eternamente atados. Que o divino Rakhi que nós oferecermos ao Senhor jamais seja desatado, jamais se torne desbotado, e jamais se quebre.
Com amor e bênção para todos.
Feliz Dia de Rakhi!